Porta – Modelos e tipos

APARTAMENTOS PEQUENOS
05/09/2017
MELHORES BLOGS E SITES DE DECORAÇÃO
04/09/2018

Porta Holandesa ou Saia e Blusa

Porta é porta, correto? Correto. Mas dentro de uma existem tantos elementos que é quase um corpo humano! Vamos falar sobre todos os tipos e modelos existentes na arquitetura e construção civil e os elementos que a constituem.

Vão – é a abertura da parede à qual se encaixa uma esquadria.

Vão e umbral

Umbral – Qualquer dos lados verticais de uma passagem em arco, porta ou janela. Também chamando de montante ou batente.

Passagem – Vão rematado com uma esquadria.

Esquadria – Moldura final, normalmente decorativa, contorna o vão de uma porta ou janela. Também chamada de guarnição, moldura e alizar.

Reforço – Subestrutura de madeira ou metal instalada em um compartimento para sustentar a estrutura final de uma esquadria.

Folga – espaço necessário para evitar emperramento entre a esquadria e o montante, ou em relação ao piso acabado.

Sobreporta – peça ornamental, geralmente composta por uma pintura ou trabalho em relevo, localizada diretamente acima do vão.

Travessão – peça transversal que separa um vão de esquadria ou bandeira situada acima dele.

Bandeira – janela localizada acima do vão, separada deste por um travessão.

Bandeira arqueada – Janela semicircular ou semi-elíptica localizada acima de uma esquadria.

Batente – Marco de um vão, que consiste em dois montantes e uma travessa.

Travessa – Peça superior de um batente de porta ou janela. Também chamada padieira ou verga.

Montante – Duas peças verticais de um batente, também chamado ombreira.

Rebaixo – Parte saliente de um batente, contra o qual a esquadria se fecha.

Soleira – Peça horizontal que corre pela parte inferior do vão. Também chamada limiar ou arrebate. A soleira também pode ser um ressalto no revestimento do piso entre os umbrais de uma esquadria, no qual esta se encaixa perfeitamente de modo a evitar seu emperramento ao ser aberta.

Porta Almofadada – apresenta um caixilho composto por couceiras, travessas e, por vezes, mainéis preenchidos por almofadas de um material mais leve.

Almofadada

Travessa – qualquer uma das várias peças horizontais que emolduram almofadas em um sistema que se utiliza desse tipo de painel no caixilho de esquadrias, vidraças ou conjuntos de gavetas.

Almofada – painel que forma um trecho ou área distinta na superfície de uma esquadria, seja reentrante, saliente ou delimitado por uma moldura.

 

 

 

 

 

 

Porta Francesa – Ou envidraçada – com almofadas retangulares de vidro distribuídas por toda a sua extensão e muitas vezes utilizada na versão de duas folhas.

 

Exemplos de portas francesas

Porta ventilada – Provida de frestas de ventilação a fim de permitir a passagem ou circulação do ar. Também chamada porta veneziana.

Veneziana ou ventilada

Veneziana – Anteparo formado por palhetas oblíquas , fixas ou móveis, com a finalidade de admitir o ar, mas empedir a entrada de chuva e neve, ou para proporcionar privacidade.

Porta de vidro– vidro isolante ou temperado, com ou sem travessas e montantes, utilizada fundamentalmente como esquadria de entrada.

Porta Holandesa – Dividida horizontalmente de modo que as partes inferior e superior podem ser abertas de maneira independente. Também chamada saia e blusa.

Holandesa ou Saia e Blusa

Porta de ripas – Construída com peças verticais unidas entre si por travessas horizontais e reforços diagonais. Chamada também de mexicana.

Mexicana ou de Ripas

Porta secreta – Instalada rente à superfície de um dos lados da parede e cujo tratamento torna-a imperceptível quando fechada.

Esquadria rente à superfície

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *